°C °C
Publicidade

NBA analisa volta com jogos em apenas duas cidades e próxima temporada em dezembro

Adam Silver participou de conversa com jogadores como Chris Paul, presidente da associação dos atletas. Quinze times podem voltar aos treinos físicos mas atual campeonato segue sem data para recomeçar

09/05/2020 às 15h02
Por: Redação Fonte: Globo Esporte
Compartilhe:
Chris Paul é destaque em vitória do Thunder. Foto: Bob Levey/Getty Images
Chris Paul é destaque em vitória do Thunder. Foto: Bob Levey/Getty Images

Como será a NBA pós-pandemia? Para traçar o cenário, o comissário da liga profissional americana de basquete, Adam Silver, entrou em contato com jogadores para debater como será o campeonato quando for retomado, ainda sem data. Nesta sexta, 15 das 30 equipes estavam liberadas para reabrirem as suas instalações depois de cerca de 50 dias fechadas por conta da pandemia global de coronavírus. Mas apenas o Cleveland Cavaliers e o Portland Trail Blazers receberam jogadores para a realização de treinamentos físicos - por enquanto nada de atividade com bola.

As informações sobre a conversa de Silver com jogadores são da ESPN americana. A intenção de Silver, segundo a reportagem, é deixar os atletas cientes de que os jogos poderão ter público apenas na temporada 2020/2021. O dirigente citou que 40% dos ganhos da NBA são obtidos durante jogos nas arenas.

- Este pode der o maior desafio das nossas vidas - disse Silver aos jogadores, de acordo com a ESPN.

A emissora obteve um áudio de uma conversa entre Michele Roberts, diretora executiva da NBA; Chris Paul, armador do Oklahoma City Thunder e presidente da NBPA (a associação de jogadores da liga); e alguns jogadores que tiravam dúvidas com Adam Silver sobre o futuro da NBA. O áudio dura uma hora.

Silver respondeu perguntas sobre segurança, ideias para a volta do campeonato, o impacto em futuras temporadas e a questão financeira - tanto sobre teto de salários e orçamento das franquias. O comissário frisou que nenhuma decisão sobre a volta da liga precisa ser tomada em maio nem no início de junho.

Jogos em Orlando e Las Vegas

O dirigente ainda afirmou que a NBA, quando voltar à ação, poderá ter jogos em apenas duas cidades: Orlando e Las Vegas. Alguns estados americanos têm reduzido políticas de isolamento social depois de analisar informações sobre o que consideram controle da pandemia de coronavírus.

- Não tem sentido colocar em risco extra viagens de avião de um lado para o outro se você não tem torcedores nos ginásios. Achamos que será mais seguro uma cidade, ou duas, para recomeçar - disse Silver.

Sem pressão nos atletas pela volta

Ele disse que a intenção da liga é realizar o restante do campeonato no formato tradicional, com playoffs em melhor de sete jogos. Mas também admitiu a hipóteses de minitorneios curtos para encerrar mais rapidamente a temporada regular, suspensa desde 11 de março. Silver ainda falou aos jogadores, segundo o áudio obtido pela ESPN, que a próxima temporada, 2020/2021, pode começar em dezembro, tendo o atual torneio sido completado ou não.

A NBA irá testar os jogadores para o novo coronavírus são estimados 15 mil testes. Na conversa com Silver, Michele Roberts e Chris Paul pediram ao comissário para frisar com as franquias que não pressionem jogadores para ir voluntariamente aos treinos nos ginásios já liberados.

- Até que haja uma vacina, ou algum remédio que evite a morte de pessoas pelo vírus, vamos sempre pensar na situação de forma coletiva - disse Silver. - A questão atual é quanto risco estamos tomando de maneira confortável.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários