O mês de outubro ganha tons de rosa e é dedicado à conscientização para o controle do câncer de mama. Esta é uma das neoplasias mais comuns entre mulheres em todo o mundo. Anualmente, mais de 2 milhões de mulheres são afetadas pelo câncer de mama. Só no Brasil, mais de 70 mil casos serão diagnosticados anualmente, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Este número corresponde a 30% dos cânceres registrados entre as brasileiras.
“Aspectos associados aos fatores de risco, que têm relação com estilo de vida, estão mais presentes. Menor número de filhos, gestação mais tardia e alimentação inadequada, associados à correria do dia a dia, podem estar influenciando no aparecimento de tumores de mama em mulheres mais jovens”, destaca a Sociedade Brasileira de Mastologia em seu portal.
Apesar dos avanços na detecção precoce e no tratamento, a busca por estratégias de prevenção continua essencial. Nesse contexto, a prática regular de exercícios físicos tem se mostrado uma aliada importante.
Estudos demonstram que a atividade física regular está associada a um menor risco de desenvolvimento de câncer de mama. Mulheres que se exercitam de forma consistente têm até 25% menos chance de desenvolver a doença em comparação com aquelas sedentárias. Acredita-se que os exercícios ajudem a regular os níveis hormonais, particularmente o estrogênio, que pode influenciar o crescimento de células mamárias.
Mín. ° Máx. °